calma porque tem o presente
|

Esses dias, fui sozinha resolver algumas coisas lá no RJ. E andar sozinha, sem preocupações, é um bom remédio anti-stress. E vemos que estamos afogados no stress quando, mesmo sem compromissos, andamos rápido pela rua, preocupados (sem motivo). A semana corre, lá se vão meses e anos... e a correria não para nunca! E quando chegam as "férias", a maioria fica sem saber o que fazer.
A vida é essa. Tem que batalhar mesmo, certo? Certo. Mas nesse meu dia all by myself, eu estava dentro da barca indo  pra feira de antiguidades da praça XV e me lembrei da palavra "assombro". Olhei para o céu, mar, prédios, pessoas... e vivi o momento. Pousei minha mente naquele "agora". E o que aconteceu? Senti Deus. Me assombrei com a grandeza do Criador. Não foi nada romântico, com músicas e passarinhos e anjos cantando. Foi ali, no meu estado racional desacelerado que eu vi Deus. Abre parenteses: digo racional porque as pessoas que não acreditam em Deus, ao ouvir alguma experiência que envolve Ele e o espiritual, dizem que foi o emocional. Experiências nos cultos de domingo podem até ser emocionais porque tem todo um clima. Mas não estou falando de religião. Deus nos fez racionais e nos toca na nossa racionalidade. Eu não deixo de ser um ser pensante quando ouço e sinto Deus. Pensar é bom, fica a dica para os manipulados pela podridão da religiosidade e por todas as outras podridões. Fecha parenteses.
Nossa mente nunca para no presente. Estamos sempre nos arrependendo ou planejando/ansiando. Passado e futuro. Mas tudo o que temos nessa vida é o agora. Já pararam pra pensar nisso? Ontem acabou. Amanhã é incerto.
Quando desaceleramos, nos defrontamos de forma mais pacífica com algumas dúvidas e questionamentos... e sabe o que acontece? Vemos a vida como ela é: um presente de agora. Uma beleza que nós recebemos hoje. Quando aquietamos nosso coração e olhamos para esse momento, reconhecemos o nosso tamaninho. E aí fica claro e cristalino que é muita pretensão e orgulho nosso, querer limitar tudo em respostas faladas ou visíveis.

"Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir... Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?... Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal." Mateus 6: 25-34

E esse foi o saldo do meu passeio em minha própria companhia. Desacelerei. Tive mais certeza de Deus. Vivi o presente. Ah, e também comprei vários livros, 1 real cada! Isso mesmo hahaha Feira de antiguidades, praça XV todo sábado de manhã. Melhor irem acompanhados.



0 comentários:

Deixe um comentário: