igreja irrelevante
|

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar na verdade não há..."

Deus tem me cobrado uma coisa: relevância. É uma cobrança tanto no âmbito pessoal, individual, quanto no de igreja,  corpo. O que é ser relevante no Reino de Deus? O que é ser relevante afinal?
Quando o assunto é missões, geralmente, na maioria dos corações, existe uma certa crise. Existe esse pensamento que conecta missões com o exterior e você logo quer saber para qual o país Deus vai te enviar. "Vou ser perseguido na China?" ou "Vou passar fome na África?". Não creio que MISSÕES pode ou ser reduzido a isso ou excluir isso.
É preciso entender que quando falamos de missões, estamos falando de um mandamento que deveria ser tão natural quando o que foi falado em Gênesis "Sejam férteis e multipliquem-se!". Missão tem tudo a ver com a palavra "relevância". Fomos chamados para ser relevantes na Terra, essa é a missão. A Relevância é o resultado, é a consumação do nosso amor pelo Pai, pelo Reino.
Voltando para aquele pensamento que conecta missões com o exterior... eu tive essa crise. Várias vezes. E foi em crise que Jesus falou comigo sobre o lance de ser relevante. O que significa isso afinal? É ser levado em conta, em consideração. É o que se distingue, que se destaca, que tem valor ou pertinência. E Ele me deu alguns nomes:
Noé, foi tão relevante como pai, marido e cidadão que foi escolhido para prosseguir com a raça humana.
Jó, foi tão relevante que até o Diabo quis prová-lo diante de Deus.
José, foi tão relevante que até na prisão era instrumento de Deus.
Daniel, foi tão relevante que até fora da sua terra, em escravidão, permaneceu firme e espalhou Deus onde estava.
Ester, foi tão relevante que convenceu o Rei a poupar o seu povo.
E tantos outros...
Esses nomes são de pessoas que não estavam em um "campo missionário", como os apóstolos por exemplo. A vida delas era o campo. E é pra essa missão que Deus tem aberto meus olhos. Uma MISSÃO INTEGRAL. Quando tomamos consciência de que nossa missão é a relevância, o "chamado" se torna natural. Não existe separação sagrado x secular! Não existe vida espiritual, vida profissional, vida sentimental. Existe VIDA.
Quem quiser pesquisar mais sobre a teologia da Missão Integral eu aconselho os seguintes nomes: Neil Barreto, Ariovaldo Ramos, Ed René Kivitz, entre outros. Anos atrás essa teologia foi meio rejeitada porque caiu em comparação com todo lance de "esquerda". Não sei qual o problema das igrejas com ações sociais. Na verdade, a igreja (instituição) hoje tem um sério problema com qualquer tipo de ação que envolva o verdadeiro cristianismo... mas enfim... vamos continuar...
Comecei falando sobre a relevância na MINHA vida mas agora estou falando sobre a relevância, a missão da IGREJA. E isso nada mais é do que o cumprimento do mandamento de amor. Amar o próximo não se resume a uma entrega de folhetos "Jesus te ama!" ou "Jesus é a salvação, corra do inferno!", ou um grito de evangelho "salva-vidas" (que perpetua a salvação pelo medo). Do que vale esse evangelho de panfleto? Que entra na casa de uma pessoa que passa fome e não tem o que vestir, faz uma oração e vai embora sem dar de comer, sem vesti-la. Qual a relevância??? Amar o próximo é ir além do panfleto, entra na casa, ajudar financeiramente (isso mesmo, recurso nós temos, se não tiver, Deus proverá), emocionalmente, ensinar, cuidar, consolidar... participar dos sofrimentos e alegrias. Revelar Jesus, presencialmente.
Prestem atenção: Deus, por muita misericórdia continua usando essas ferramentas medíocres enquanto nós não abrimos nossos olhos. Isso se chama graça pra caramba.
A igreja tem se fechado dentro de 4 paredes, tem passado seu tempo manipulando os membros e mantendo uma ignorância por meio do religioso. Tem perpetuado uma irrelevância. Não somos mal falados (como instituição) porque Jesus disse que o mundo nos odiaria. Somos mal falados porque realmente merecemos. Essa não é a igreja relevante que os mártires começaram lá em Atos. Com certeza não.
Eu tremo quando preciso falar sobre a igreja. Não quero incluir o corpo de Cristo, os remanescentes fiéis. Quero apenas falar daquilo que virou uma empresa, um fundo bancário, uma mentira, uma sujeira, uma vergonha. Eu creio no remanescente fiel que é relevante. Se existe algo de bom ainda acontecendo, é por causa desse remanescente. E eu e você precisamos lutar pra fazer parte disso. E não é com rebeldia que chegaremos lá. E sim com muito discernimento e oração. E claro, atitudes.
Voltando para falar da minha e da sua relevância, quero terminar dizendo: viva pra Jesus dentro e, principalmente, fora da igreja. Vai cursar uma faculdade? Vai e seja o melhor, seja o mais relevante em amor. Vai morar em um país onde o evangelho ainda não foi pregado? Vai e seja o melhor, seja o mais relevante em amor. Vai se empenhar em um ministério dentro da instituição eclesiástica? Vai e, com muito cuidado, seja o melhor, seja o mais firme e o mais relevante em amor.

*provavelmente violei qualquer regra de boa escrita ao repetir a palavra "relevante" tantas vezes... porém...




2 comentários:

Fábio Gomes disse...

Parabéns Luiza! Ótima reflexão.
Tenho certeza que Deus falou muito mais do que você escreveu. Agora através do seu texto Ele falou comigo tb.
Um abraço e Deus te abençoe. Fábio Gomes

Anônimo disse...

Tambem fui tocado por suas palavras Luiza. Muito bom mesmo! Continue deixando o Senhor usar seu relevante dom de escrita.. abcs.. Moacir

Deixe um comentário: